Saiba a Diferença entre Mito e Filosofia

admin 8 de maio de 2012 4

Foto Divulgação: (Diferença entre Mito e Filosofia).

Muitas pessoas têm a curiosidade de saber a diferença entre Mito e Filosofia, se você é uma delas  saiba aqui a diferença.

Mito

O Mito procura explicar a realidade , as origens do mundo ,os fenômenos naturais , as origens do homem por meio de heróis ,deuses, e semi-deuses, é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. Também o rito é associado ao mito, o rito nada mais é que o modo de se pôr em ação o mito na vida do homem através sacrifícios, orações, danças ,cerimônias.,

O termo “mito” muitas vezes é utilizado de maneira pejorativa para se referir às crenças de diferentes comunidades consideradas sem fundamento objetivo ou científico e vistas apenas como histórias de um mundo maravilhoso e irreal. Porém até mesmo acontecimentos históricos importantes podem transformar-se em mito se adquirem carga simbólica para uma determinada cultura.

Na maioria da vezes o termo é referido apenas aos relatos das civilizações antigas que organizados forma uma mitologia, como exemplo temos a mitologia grega e a mitologia romana.

Filosofia

Já a Filosofia, palavra com origem grega que significa amor à sabedoria, é o estudo de problemas relacionados à existência, à linguagem, à mente, aos valores morais e estéticos e ao conhecimento enfatizando argumentos racionais e objetivos,tendo como característica a busca do verdadeiro conhecimento, diferenciando -se assim do mito, entre seus métodos estão a argumentação lógica, as experiências do pensamento e outros métodos. Enfim , a filosofia é bem objetiva , direta e muito racional, porém sofreu várias transformações no decorrer da história, ou seja, a filosofia apresenta também diversas ramificações como por exemplo a filosofia clínica, filosofia antiga, filosofia estética ou da arte entre outras .

- Assim  Mito e Filosofia,  possuem entre si uma relação de inter complementaridade, haja vista que um sempre sucede o outro de forma cíclica no decorrer do tempo uma complementa o outro.



PéssimoRuimBomRazoávelMuito Bom (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...Loading...


4 Comments »

  1. karen kochchann 1 de abril de 2013 at 15:06 - Reply

    muito mito mesmo..

  2. Larissa 15 de abril de 2013 at 16:43 - Reply

    Amei,consegui entender tudo nem precisou explica bastou só um resumo. :] estou muito satisfeita vo tira um 10 kkkkk :] :] :]

  3. larissa 22 de maio de 2013 at 19:37 - Reply

    amei,vai ser molesa tirar um 10 em filosofia.

  4. geane 24 de fevereiro de 2014 at 12:33 - Reply

    adoreii bem explicadoo tirar 10 em filosofia essa é a meta

Leave A Response »

More in Curiosidades (8 of 11 articles)