Saiba o que é Síndrome do Toque

admin 13 de julho de 2012 1
Saiba o que é Síndrome do Toque - Sintomas, Causas e Tratamento

“Saiba o que é Síndrome do Toque – Sintomas, Causas e Tratamento” (Foto: Divulgação).

Ao assistirmos reportagens ou ler artigos às vezes nos perguntamos o que é realmente o  toque? Será que tenho TOC ou é só uma mania? Então vamos saber um pouco mais sobre esse assunto nesse artigo.

O TOC é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos. Estes pensamentos são idéias persistentes, impulsos ou imagens que ocorrem de forma invasiva na mente da pessoa, gerando muita ansiedade e angústia.

A pessoa portadora de TOC tenta ignorá-los ou eliminá-los através de ações que são intencionais e repetitivas. Geralmente reconhece que seu comportamento é excessivo ou que não há muita razão para fazê-lo.

O que é TOC?

O transtorno obsessivo-compulsivo é classificado como um transtorno de ansiedade por causa da forte tensão que sempre surge quando o paciente é impedido de realizar seus rituais. Mas a ansiedade não é o ponto de partida desse transtorno como nos demais transtornos dessa classe: o ponto de partida são os pensamentos obsessivos ou os rituais repetitivos.
Há formas mais brandas desse distúrbio nas quais o paciente tem apenas obsessões ou as compulsões são discretas, sendo as obsessões pouco significativas.

Causas do TOC

As causas do TOC não estão bem esclarecidas. Certamente, trata-se de um problema multifatorial. Estudos sugerem a existência de alterações na comunicação entre determinadas zonas cerebrais que utilizam a serotonina. Fatores psicológicos e histórico familiar também estão entre as possíveis causas desse distúrbio de ansiedade.

Sintomas Comuns

Em algumas situações, todas as pessoas podem manifestar rituais compulsivos que não caracterizam o TOC. O principal sintoma da doença é a presença de pensamentos obsessivos que levam à realização de um ritual compulsivo para amenizar a ansiedade que toma conta da pessoa.

Preocupação excessiva com limpeza e higiene pessoal, dificuldade para pronunciar certas palavras, indecisão diante de situações corriqueiras por medo que uma escolha errada possa desencadear alguma desgraça, pensamentos agressivos relacionados com morte, acidentes ou doenças são exemplos de sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo.

Existem formas mais brandas desse distúrbio nas quais o paciente tem apenas obsessões ou as compulsões são discretas, sendo as obsessões pouco significativas. Os sintomas obsessivos mais comuns são:

  • Medo de contaminar-se por germes, sujeiras etc.
  • Imaginar que tenha ferido ou ofendido outras pessoa
  • Imaginar-se perdendo o controle, realizando violentas agressões ou até assassinatos.
  • Pensamentos sexuais urgentes e intrusivos
  •  Dúvidas morais e religiosas

Sintomas Compulsivos

  • Lavar-se para se descontaminar
  •  Repetir determinados gestos
  • Verificar se as coisas estão como deveriam, porta trancada, gás desligado, etc.
  • Ordenar ou arrumar os objetos de uma determinada maneira
  •  Tocar objetos
  • Contar objetos

Tratamento

O tratamento para o TOC pode ser medicamentoso e não medicamentoso. O medicamentoso utiliza antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina. São os únicos que funcionam. A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem não medicamentosa com comprovada eficácia sobre a doença. Seu princípio básico é expor a pessoa à situação que gera ansiedade, começando pelos sintomas mais brandos. Os resultados costumam ser melhores quando se associam os dois tipos de abordagem terapêutica.

Assista Também ao Vídeo sobre TOC

Fonte: drauziovarella.com.br/www.diariodasaude.com.br.



PéssimoRuimBomRazoávelMuito Bom (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading ... Loading ...


One Comment »

  1. fernanda 13 de julho de 2012 at 19:39 - Reply

    oi tenho um desses sintomas que é tocar varias vezes o mesmo objeto. só ter um sintoma significa ter toque?

Leave A Response »

More in Saúde (31 of 91 articles)