Saiba o que é a Doença do Carrapato

admin 3 de maio de 2012 0
Saiba o que é a Doença do Carrapato

(Foto: Divulgação).

A Doença do Carrapato ou nome científico Erlichiose é uma doença causada por bactérias, que atacam principalmente os cães. Em poucos casos Atacam gatos ou seres humanos. É uma doença transmissível através do carrapato de um cão doente para um cão sadio.

O principal causador da doença do carrapato ou erlichiose é o carrapato marrom (Rhipicephalus sanguineus). Ele infecta os glóbulos brancos do sangue, acabando com a defesa do organismo. Saiba mais sobre a doença do carrapato e defenda seu cão.

Sintomas

Os sintomas dependem do organismo do animal e a fase em que ele se encontra. Para identificar se o seu animal está com erlichiose é difícil, pois os sintomas podem indicar  outras doenças. Somente o exame de sangue aponta a doença, com carrapato ou não. Alguns sintomas podem levar ao diagnostico e fazer com que procure um médico, enfim a doença aponta 3 fases:

1.   Fase aguda: o animal doente pode transmitir a doença e ainda é possível que se encontre carrapatos. Os sintomas podem aparecer entre uma e três primeiras semanas como: Febre, falta de apetite levando a perda de peso e tristeza. Em alguns caso sangramento Nasal, urinário, vômitos, manchas avermelhadas na pele e dificuldade de respirar.

2.   Fase subclínica: pode durar de 6 a 10 semanas (alguns animais podem permanecer por um período maior). Nessa fase que geralmente o dono percebe a doença do animal. O cão não mostra nenhum sintoma clínico, somente alteração quando feito om exame de sangue. Em poucos casos, o animal apresenta inchaço nas patas, perda de apetite, palidez, sangramento e cegueira. Nessa fase o sistema imune do animal Deverá eliminar a bactéria ou caso contrário se tornará crônica.

3.   Fase crônica: É a fase de fácil identificação da doença, pois o animal perderá pesos com facilidade, sensibilidade no abdômen, aumento do baço, fígado e dos linfonodos, depressão, pequenas hemorragias, edemas nos membros e facilidade para pegar outras doenças. essa fase os sintomas são os mesmos sintomas da fase aguda, porém mais intensa, acompanhada de pneumonia, diarreias e outros.

Tratamento

O tratamento para erlichiose ou doença do carrapato como queira dizer, depende da fase da doença que foi diagnosticado. Dessa forma a qualquer sintoma que seu cão sofrer deve ser levado ao um especialista.

O tratamento deve ser feito com antibióticos e dependendo da fase em que estiver a doença, se necessário transfusão de sangue e soro. Neste caso, a forma de tratar pode durar de 21 dias (se iniciado na fase aguda) a 8 semanas (se iniciado na fase crônica).

Prevenção:

Alguns hábitos podem ser adotados para prevenir a doença do carrapato:

  • Verificar frequentemente a presença de carrapato no cão.
  • Desinfetar o ambiente onde o animal vive.
  • Usar produtos veterinários carrapaticidas como sabonetes, xampus etc.
  • Manter a grama do jardim sempre curta.
  • Ficar atenta aos locais onde deixa seu cão, pois se outro animal estiver com a doença pode ser transmitida.
  • Verifique sempre  orelhas, patas, próximo aos olhos, nuca e pescoço de seu animal. Esses são os lugares preferidos do carrapatos.

- Lembre-se a qualquer sintoma que seu animal apresentar, procure um especialista para verificar o que está acontecendo. Qualquer doença o quanto antes  for diagnosticada mais chances de cura terá.



PéssimoRuimBomRazoávelMuito Bom (No Ratings Yet)
Loading ... Loading ...


Leave A Response »

More in Saúde (35 of 91 articles)